quarta-feira, 4 de abril de 2012

Crítica do filme: Anti-herói Americano.


Crítica do filme: Anti-herói Americano.

Olá galera.
Vou falar a respeito de um filme muito bom que recomendo é o:

Anti-herói Americano (o original, American Splendor).




       O filme conta uma história real de um homem chamado Harvey Pekar, ele trabalhava de arquivista em um hospital, porém detestava seu emprego.

Imagem filme American Splendor

 Ele tinha um amigo desenhista,  Robert Crumb, que derrepente ficou famoso na localidade onde ele morava, Cleveland, e conseguia viver apenas com suas historias em quadrinhos. Harvey Pekar então, inspirado pelo seu amigo, tenta criar sua propria história em quadrinhos. Verificando que as historias na época se referiam somente a super-herois e animais falantes, que a proposito ele detestava. Ele decide fazer algo mais original, algo que as pessoas se identificassem, começa então a escrever e desenhar historias do seu dia-a-dia. Onde ele mesmo era o protagonista falando sobre coisas que ele via nas proximidades onde vivia, deu o nome de American Splendor. Porém seus desenhos eram péssimos, então ele os mostra ao seu amigo  Robert Clumb que gosta do que lê e decide então desenhá-las.


Imagem American Splendor #1

Então um após outro os gibis de Harvey Pekar e Robert Clumb, são lançados e vendidos. E a cada numero novas pessoas vizinhos, amigos, conhecidos e desconhecidos de Harvey Pekar se tornavam personagens das suas historias e o gibi começava a ganhar fama. Mostrando que a vida comum pode ser engraçada, interessante.

Certo dia Harvey Pekar recebe uma carta de uma fã pedindo um número de seu gibi que faltava para a sua coleção e então pedia a mesma ao proprio autor. Então após isso eles acabam por ficar trocando correspondencias e ele a convida para sair. Apos o encontra, então decidem se casar.

Imagem American Splendor




A medida que isso acontece ela acaba virando também personagem na história.
A fama de Harvey começa aumentar e ele é chamado para um programa de televisão. O sucesso do programa é estrondoso e semanalmente ele é chamado para continuar indo, porém o apresentador questionava ele e satirisava o autor tranformando-o em piada nacional.
Imagem American Splendor































Passado algum tempo Harvey descobre que tem câncer e fica muito depressivo, tanto que quase chega a cancelar sua revista mensal. Porém com o apoio de sua esposa Harvey continua com os capitulos de American Splendor representando a sua luta contra o câncer (que o meu ver foi uma atitude memorável). Até chega um momento que ele se confunde, se ele era  o personagem, e se o personagem era ele o que aconteceria se ele moresse. O título seria cancelado ou continuaria sem ele estar vivo.

Imagem American Splendor, superando cancer.

Após muita luta, Harvey é informado que esta curado do câncer. Para a felicidade de sua esposa e amigos.

Bom, a partir daí sua fama só aumentou. American Splendor ganhou estabilidade, peças de teatro e o filme. E ele também chegou a ser publicado pela Vertigo e Drak Horse. 

Varios desenhistas diferentes atuaram ao longo da serie em parceria com Harvey.

Eis o trailer do seu filme.


Ele mesmo é o narrador do filme e aparece varias vezes.

Harvey Pekar morreu em  aos 70 anos, não sabendo a causa. Foi diagnosticado com cancer pela terceira vez e depois foi determinado que sua morte foi por Overdose acidental. Por sofrer de depressão ele tomava muitos calmantes e antidepressivos.


Infelizmente né?
Harvey foi um grande contribuinte da evolução do quadrinho e merece ser lembrado como tal.
Eu recomento galera, quem não viu precisa conferir este trabalho.

Valeu. Até logo.



            

1 comentários:

yapyap disse...

inspirado por Harvey Pekar eu criei uma curta historia sobre minha medriocre vida, quem quiser ver segue o linka:
http://www.uploadeimagem.net/upload/febf213b.png

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Vote em Jeff Silva no TOP100 Webcomics Brasil Top Site List
Licença Creative Commons
Esta obra de Jeff Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Powered by Blogspot