segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Catarse: O que é? Pra que serve?













Catarse

Entenda a sua importância para criadores...

Catarse é um serviço de internet brasileiro que foi inspirado em um serviço muito conhecido no exterior, o mais famoso exemplo é o KickStarter
Esse serviço se trata da divulgação de seu Projeto (Arte, Filme, Música, Jogos, Tecnologia, Quadrinhos...), as pessoas conhecem seu projeto através de imagens,vídeos explicativos que você vai postar lá e em caso que seu projeto seja interessante e as pessoas gostem eles podem investir em seu projeto através de doação. Ao postar seu projeto neste tipo de serviço online você estabelece uma cota para doação. Segundo o Kickstarter, fica à critério do criador recompensar os seus investidores. Sobre o Catarse não achei informação a esse respeito.

página do Catarse


Resumindo...
É um "empurrão inicial" que seu projeto precisa. Se for bom mesmo ele deslancha com certeza. Mas particularmente eu tenho muitas dúvidas a respeito desse sistema. Mas prefiro não questionar para não levantar questões que não vem ao caso. Vamos acreditar que as pessoas gostarão do seu projeto e investirão nele e que você pegará todo esse dinheiro e não vai gastar em outra coisa. hêhê! 

Este não é um serviço novo! Eu já conhecia ele desde a metade do ano passado, o KickStarter por exemplo existe desde 2009. O Catarse veio depois.

Exemplo de como fazer...
Bom vamos pegar um exemplo de projeto do Catarse de Quadrinhos, a volta de Combo Rangers! Isso mesmo minha  gente, Fabio Yabu (criador original de Combo Rangers) fez um anúncio no site sobre a volta de Combo Rangers, em uma história dividida em três partes que serão impressos em 2012, 2013 e 2014. Mas pegando o exemplo dele, a aparência do seu projeto publicado fica mais ou meno assim: 

Página do Combo Rangers no Cartase




Bem, pelo que nota-se a meta estimada para que ele pudesse executar o projeto era R$ 40.000, dos quais ele ultrapassou atingindo R$ 60.140 doados até agora. E em 15 dias ele será financiado. Enquanto observava a página verifiquei que ele oferece recompensas para certa quantia de dinheiro(exemplo: para 10,00 ou mais uma recompensa, para 25,00 ou mais outra recompensa...)

Os vídeos para o Catarse são basicamente assim: você fala sobre você e se tem mais gente te ajudando, fala exatamente como e o que vai ser e a forma que vai publicar sem muitos detalhes.

Verifiquem como os vídeos para o Catarse são feitos no exemplo do Fabio Yabu.


http://catarse.me/pt/comborangers#


Bom, pelo que o site mostra a grande maioria dos projetos divulgados lá são bem sucedidos.

É sua vez...
 Bom então que tal colocar seu projeto no Catarse agora? Eu digo que tem dezenas de conhecidos meus com idéias boas para seres publicadas. Conheça o Catarse: http://catarse.me/pt

Meu desabafo pessoal...
 Se você que está lendo agora nunca tinha lido sobre isso não se surpreenda. A grande maioria das pessoas são gananciosas. As pessoas não falam esse tipo de coisa e é muito difícil encontrar textos sobre certos assuntos na internet. Esta ganancia é o que faz com que muitos criadores principalmente na área de quadrinhos de se destruírem. E que pessoas que merecem sucesso não alcancem seus objetivos.

Obrigado por acessarem meu blog. Até mais!


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Vote em Jeff Silva no TOP100 Webcomics Brasil Top Site List
Licença Creative Commons
Esta obra de Jeff Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Powered by Blogspot